O destino gastronômico emergente do Oriente Médio

Entre os destinos mais interessantes para se desfrutar uma boa refeição, Abu Dhabi entra na briga com excelentes opções de culinária

Quando a segunda edição anual dos 50 Melhores Restaurantes do Oriente Médio e Norte da África foi realizada em Abu Dhabi no início deste ano, ajudou a iluminar a cena gastronômica do emirado, além de homenagear a melhor criatividade culinária da região.

Restaurantes em 14 cidades do Oriente Médio e Norte da África foram premiados, com o vencedor geral sendo o Orfali Bros Bistro, de Dubai, fundado em 2021 por três irmãos originários da cidade síria de Aleppo.

Enquanto sua luxuosa vizinha Dubai teve uma vantagem inicial, Abu Dhabi agora está entrando na briga e suas três participações na lista são uma prova da força da cena gastronômica que agora emerge na capital dos Emirados Árabes Unidos.

Leia Mais

Nos Emirados Árabes Unidos e na cultura árabe em geral, a hospitalidade é tudo e a culinária local aromática é sempre compartilhada. Açafrão, cúrcuma, canela e inúmeras outras especiarias aromáticas, junto com nozes e frutas secas, geralmente aparecem em ensopados e molhos tradicionais.

Com quase 90% da população de Abu Dhabi composta por expatriados, o Emirado também oferece dezenas de cozinhas de todo o mundo, da peruana à tailandesa, da francesa à japonesa e da indiana à etíope.

Na lista dos 50 melhores estava o Coya Abu Dhabi, localizado no topo do Four Seasons Hotel na Ilha Al Maryah, que serve cozinha latino-americana contemporânea com influências do leste asiático. Também foram reconhecidos locais como Zuma Abu Dhabi, um restaurante japonês, e o posto avançado de Abu Dhabi do lendário restaurante cantonês Hakkasan.

Aqui estão mais sete dos melhores lugares para comer em Abu Dhabi – e o que pedir quando chegar lá:

Fotos orgulhosamente emolduradas do lado de fora de Martabaan mostram alguns dos nomes famosos que jantaram a culinária do famoso chef Hemant Oberoi ao longo dos anos, incluindo nada menos que quatro presidentes dos EUA: Clinton, Bush pai e filho e Obama.

Martabaan recebeu o nome de uma jarra de cerâmica na qual é servido um de seus pratos exclusivos de curry de cordeiro, juntamente com o prato de arroz biryani, perfumado com cardamomo. Um prato cremoso de lentilha preta cozido lentamente chamado dal makhani e raita, um pepino refrescante e molho de iogurte com menta, são acompanhamentos perfeitos.

Outras surpresas no menu de jantar indiano que Oberoi chama de “clássico contemporâneo” incluem a clássica sobremesa francesa crème brûlée, mas feita com o amado chá indiano com especiarias, masala chai.

O restaurante é um dos vários locais privilegiados para refeições no luxuoso Emirates Palace Hotel, que foi recentemente adquirido pelo Mandarin Oriental Hotel Group.

O Beirut Sur Mer é especializado em culinária libanesa 

O nome significa “Beirute no mar”, este estabelecimento arejado fica em um elegante calçadão com vista para a água azul-turquesa e as areias cristalinas da Ilha Saadiyat. Com interiores vibrantes e trilha sonora funky, o restaurante à beira-mar é especializado na fabulosa diversidade da culinária libanesa.

Entre a deslumbrante variedade de pratos à base de plantas, típicos do Líbano, a salada de berinjela assada é levantada com melaço de romã, enquanto o queijo halloumi grelhado é coberto com figos agridoces e mel de limão e tomilho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *